segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estágio é prioridade para
estudantes de todos os cursos

Ao entrar em uma faculdade, todo estudante sonha em como será o seu futuro depois de formado. Pensando nisso e em se preparar para as dificuldades e obstáculos que encontrará depois da formatura, é inevitável que o estudante  pense na palavra Estágio.

Podemos definir estágio como um tempo de aprendizagem profissional que proporciona ao estagiário a participação em situações reais no meio em que escolheu para se profissionalizar. Mas será que o estágio é realmente um processo unânime entre os estudantes? A equipe de reportagem do Jornal Online foi nas mais diversas universidades de Juiz de Fora para saber a opinião dos estudantes.

Paolla trabalhando em seu estágio.
Para a estudante de Design de Moda, Paolla Aquino, o estágio é muito importante para diminuir o impacto da transição entre a vida estudantil e a profissional, fazendo que ela tenha contato com a filosofia, as organizações e funcionamento das empresas, além de fazer com que o estudante tenha um maior relacionamento com profissionais da área.

Outro aspecto chama a atenção do estudante de Administração Tarcisio Almeida, o salário. Tarcisio conta que seu pai pagava o curso até o 3º período, mas depois disso “meu pai me falou que só iria pagar a metade da faculdade se eu encontrasse um estágio e pagasse a outra metade...Agora também tenho que ter o dinheiro pra por gasolina no carro” brinca.

Porém, nem todos vão por esse caminho, muitos alunos também acham que algumas atividades passadas durante o estágio não condizem com o que estavam aprendendo na faculdade. Em alguns casos, quase todas as atividades não faziam parte da grade do curso estudado. 

O técnico em Informática recém-formado Renan Cerqueira afirma “a realidade é que algumas empresas se utilizam do recurso dos estagiários para contratarem mão de obra mais barata”. Renan fala que já esteve em uma situação em que o gerente da empresa que estagiava preferiu empregar um estagiário a um profissional formado. 

Já para o estudante de Jornalismo Gylherme Morais, algumas empresas se aproveitam da dificuldade dos estudantes de pagarem seus estudos, ou então da necessidade de comprirem suas horas complementares para oferecer uma oportunidade que foge as condições acordadas pela universidade."Se você precisa arcar com os valores altos das mensalidades nas faculdades, acaba aceitando o tipo de estágio que algumas empresas oferecem. Sempre fica a esperança de depois conseguir algo melhor, mais focado na área, onde exista a oportunidade real de aprender", diz.
 
Rafael Domingues / Monise Alhadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário